quinta-feira, 16 de agosto de 2012

As palavras e o poeta Alcides Buss

AS PALAVRAS E O POETA
Não, não escrevo.
As palavras me escrevem
e nisso são donas de mim.

É preciso tê-las, por certo.
E muitas! Então, de dia
e de noite, as procuro.

Estão por aí, supérfluas,
profundas; ociosas,
mutantes; pungentes, amáveis.

Se as quero, me querem.
Compõem meu desejo
se nele as fustigo.

Se aqui ou distante,
dormindo ou correndo,
vão sempre comigo.

Pressentem o que sinto
ou são o que penso.
Calado, me acodem.

Melhor, me levam em seus ombros
e deixam que eu desça
ao porão de seus lábios.


ALCIDES BUSS (Salete, SC - 1948) é professor de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina desde 1980, tendo se aposentado em 2008. Foi diretor da Editora da UFSC no período de 1991 a 2008. Anteriormente, foi professor titular de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Univille (Joinville, SC), entre 1974 e 1979. Iniciou sua carreira literária com o livro Círculo Quadrado, em 1970. Depois disto publicou mais vinte obras, sendo uma delas um estudo sobre Cobra Norato, do modernista Raul Bopp. Durante a década de 70, atuando como diretor de cultura da Prefeitura de Joinville (SC), promoveu um trabalho de resgate da cultura popular e de popularização das artes em geral, que ficou conhecido em todo o Brasil. Concertos, recitais eruditos e espetáculos de dança passaram a ser levados a lugares tais como praças públicas, escolas e igrejas. Exposições artísticas circulavam, de forma itinerante, nos bairros da cidade. E a literatura, especialmente a poesia, foi às ruas através de varais literários, dos quais foi o criador. Recentemente lançou o livro "Janela para o Mar".


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário