terça-feira, 28 de julho de 2015

Dia do Escritor

Escultores de palavras

Por Bernadéte Schatz Costa

Escrevo para felicitar os artistas das letras, os jovens criativos, os veteranos amantes da literatura. Escrevo para homenagear todos os escritores - os escultores de palavras! Sintam-se lembrados aqueles que fazem da leitura um hábito e nela se alicerçam para multiplicar, numa ação progressiva, a escrita.

Diz-se que a escrita é um ato solitário, assim como a leitura, mas ambas se completam, como o sol e a lua. Em analogia, podemos dizer que de dia o escritor luta ao sol para mostrar suas obras e, no silêncio da noite, à luz da lua, deixa sobre o papel as elucubrações diárias. Neste ciclo, se apropria da leitura e da escrita, para içar seus sentimentos e inspirações.

O ofício de escrever, que nasce solitário, torna-se forte quando escritores juntam-se em Academias, Confrarias e Associações. Como gravetos que amarados em feixe são inquebráveis, estes três movimentos literários ligam pessoas a mesma causa tornando possível revolucionar, em Joinville, a área literária.

A união dos 60 escritores integrantes da Associação das Letras, que iniciou sua atividade em 18 de maio de 2012, faz com que a literatura, em Joinville, ganhe força possibilitando a execução de projetos e ações de fomento artístico-cultural à leitura e ao livro. Esta ideia agora se agiganta, rompe fronteiras conquista membros de outras cidades e estados.

Um exemplo positivo de trabalho conjunto aconteceu em 1960, após o I Festival do Escritor Brasileiro promovido pela União Brasileira de Escritores – UBE, com a criação do Dia Nacional do Escritor – em 25 de julho, para celebrar a relevância do profissional das letras.

Após quase 55 anos desta iniciativa, formulou-se o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. Neste percurso, necessitamos incluir os que ainda não alcançam a palavra escrita.

Escritores, muitos são os desafios a ser superados, até chegarmos à clareira da contemporaneidade, para que, novas políticas de incentivo à escrita e produção textual/literária sejam concretizadas.

O caminho é longo e sendo a caminhada lenta, insistiremos na arte de escrever contos, crônicas, romances e poemas.


Parabéns aos escultores de palavras!

Fonte: Jornal A Notícia (edição 25 e 26 de julho 2015 - Opinião 7


Um comentário:

  1. Valeu Bernadéte!
    Parabéns por esta sua homenagem aos escritores. Mesmo sendo eu, um escritor de gavetas...me senti feliz ao ler o seu escrito.

    Abraços e até mais.

    ResponderExcluir