domingo, 4 de maio de 2014

Agenda literária da Semana

Lançamento do livro - Sangue Verde

Nesta semana, 08 de maio, acontecerá o lançamento do livro Sangue Verde, do escritor David Gonçalves. Um romance que fala de uma Amazônia com suas veias abertas, destruída, em nome do progresso – o gado, a soja e a busca do ouro. Romance de múltiplas personagens, Sangue verde revela um escritor audacioso em plena maturidade, capaz de sustentar, capítulo a capítulo, a veracidade do enredo e seu clímax comparável aos grandes romancistas. Ele vasculha e desnuda o Cerrado e a Amazônia, as regiões de nossas fronteiras agrícolas – esse vasto trecho do território nacional que estrangeiros palmilham, vasculham e cobiçam.

Realista, objetivo e fantástico, David Gonçalves imprime nesta narrativa fortes colorações e mistérios, emoções, angústias, desencantos, denúncias e, sobretudo, um mundo caótico à mercê dos mais fortes. O universo é a floresta, com seus rios misteriosos e igarapés, com seus caboclos, índios, garimpeiros, fazendeiros, madeireiros, jagunços, políticos e religiosos – universo cheio de interesses e ambições, com tratores gigantes e correntões,  motosserras, caminhões de toras e corrida ao ouro. Nele, o leitor detecta contínuas mudanças físicas e humanas, um constante resvalar em direção do místico, do irreal.

Sangue verde é denúncia, advertência, um grito angustiante da floresta pedindo socorro. Confundem-se e harmonizam-se, encaixam-se e entrosam-se natureza e criaturas, misticismo e ambições desenfreadas, paixão e aventuras, fundindo seres e coisas, numa sólida unidade e dinâmica coesa. Paisagens, pessoas, animais se interpenetram, prendem-se uns aos outros, num enredo singular.



Outras obras do escritor David Gonçalves, presidente da Associação Confraria das Letras, professor universitário, escritor e consultor de empresas, reside
Foto: Bernadéte Schatz Costa
em Joinville-SC:
·         O SOL DOS TRÓPICOS, romance, 3ª. ed.
·         GERAÇÃO VIVA, contos, 7ª. ed.
·         O REI DA ESTRADA, romance, 3ª. ed.
·         TERRA BRABA, romance, 16ª. ed.
·         AS FLORES QUE O CHAPADÃO NÃO DEU, romance, 8ª. ed.
·         O CAMPEÃO, romance, 3ª. ed.
·         ACIMA DO CHÃO, romance, 4ª. ed.
·         ÁGUAS DE OUTONO, romance, 3ª. ed.
·         OS CAÇADORES DE ARANHAS, romance, 3ª. ed.
·         O ASSASSINO DA RUA 1500, contos, 2ª. ed.
·         O HOMEM QUE SÓ TINHA SEGUNDA-FEIRA, contos, 2ª. ed.
·         ATÉ SANGRAR, contos
·         ADORÁVEL MARGARIDA, contos
·         PÓ E SOMBRA, romance, 3ª. ed.
·         PAIXÃO CEGA, 2ª. ed.
·         ENTREM E SEJAM BEM-VINDOS, contos
·         A PRINCESA E O ANJO NEGRO, contos
·         FÁBULAS DE SUCESSO, contos
·         CONTOS ESCOLHIDOS, contos
     
     Aguardem publicação de entrevista com o escritor David Gonçalves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário