quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Tarde de café e autógrafos

30 de novembro lançamento: Sementes de Amor - autora Maria Olivia Rieper
Editado por Bernadéte Costa

Assim como Cora Coralina, grande poetisa goiana, que aos 70 anos decidiu aprender a datilografar para organizar suas poesias, D. Maria Olivia Rieper lançou-se em busca da realização do seu sonho - publicar as suas poemas.

A literatura é uma arte que nos leva ao conhecimento, a percepção do mundo e a expressar o reflexo desse sentimento. Inserida nesse contexto está a poesia uma manifestação artística que traduz os sentimentos mais profundos daquele que observa as coisas mais simples - o poeta.


 Carlos Drummond de Andrade escreveu -
"Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer  escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento invade minha vida inteira"


O processo de construção da obra: "Sementes de Amor" durou aproximadamente 2 anos e culminou na bonita festa de lançamento, em que familiares e amigos da autora Maria Olivia Rieper e da editora Bernadéte Costa prestigiaram o evento.





As profissionais Bernadéte Costa, editora; Albenize Ballen Bueno, jornalista; Mariane Neumann, designer; Gegliane da Rosa Cintrão Rocha, bibliotecária; Vanderleia Macolossi, fotografa; Anna Lenz, Gráfica Tipotil, foram fundamentais para que D. Olivia pudesse materializar seu sonho - o livro "Sementes de Amor".

Adquira em:
http://querocom.mercadoshops.com.br/sementes-de-amor-livro_4xJM

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sementes de Amor


Quando estava no ensino fundamental, na cidade natal, as criações poéticas da pequena Maria Olivia surpreendiam as professoras. Menina simples, ela buscou na árvore da vida sementes que guardou com carinho no coração.

Mais tarde, já adulta, entendeu que era um dom e que lápis, caneta e papel seriam sempre seus companheiros para esboçar seus sentimentos, como no poema Caminhos Coloridos.

“Pelos caminhos que ainda me virão,
Muitas flores quero semear.
O solo é fértil, o tempo é bom,
E as sementes certamente germinarão.”

Mesmo envolta às tarefas do lar, cuidando dos filhos, lavando e passando, D. Olivia, como é chamada, não abandonou o sonho de transformar sua inspiração em livro. Assim, procurou nas suas lembranças as sementes da infância e, não desistiu.
“Com a força do amor eu vou indo
Por veredas que não sei decifrar.
Amando muito, a gente vai adquirindo
Sempre mais amor, para poder ofertar.”
                                         (fragmento de Força do Amor)
Neste livro, Sementes de Amor, o sonho de D. Olivia foi materializado e, junto dele o desejo de que as sementes poéticas, transcritas em cada página, acalentem o coração do leitor e façam, ali, germinar mais AMOR.

Em nome da Sra. Olivia convida para celebrar este momento.



Bernadete Costa
Editora






segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Uma Rosa ... de Drummond

Uma rosa, em dia de chuva,
        é uma rosa:
espalha em torno uma presença
         luminosa.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

1º Encontro Catarinense de Escritores em Joinville

Evento com inscrições abertas promoverá debate sobre a criação literária no Estado de SC com palestras e painel de escritores:

Uma nova fase se inicia para os escritores de Santa Catarina. A classe contará com um evento de intercâmbio regional em 9 de novembro, quando será sediado o 1º Encontro Catarinense de Escritores, em Joinville.

Autores com destaque na literatura, na pesquisa e na área cultural participam da programação representando a produção de cidades como Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Joinville. É o primeiro encontro do gênero em mais de dez anos a ser organizado pelos próprios escritores, em uma iniciativa da Associação Confraria das Letras, de Joinville.
— O último evento de que me lembro foi organizado pela União Catarinense dos Escritores, há com certeza uns dez anos. Isso quer dizer que a literatura catarinense está abandonada, não é mesmo? Vivendo cada um por si — analisa o escritor David Gonçalves, que preside a associação.
O encontro contará com um ciclo de palestras que começa com a presença do poeta e crítico literário Gilberto Mendonça Teles, que atua como professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em universidades do Uruguai, Portugal, França, Estados Unidos e Espanha e possui um bibliografia de mais de 30 livros publicados.
Gilberto estará em Joinville para a palestra O (Des) Limite da Poesia. As palestrasDesafio Institucional da Literatura em Santa Catarina, da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mery Garcia; e Rumos Novos da Literatura Infantojuvenil, da professora e pesquisadora Sueli de Souza Cagneti, completam a primeira parte do evento.
À tarde, os escritores Alcides Buss, Carlos Adauto Vieira, Joel Gehlen, Jura Arruda e Urda Alice Klueger e o ator Leone Silva completam a mesa para o painel Panorama da Literatura Catarinense - Oportunidades e Desafios, em um debate mediado pelo escritor Donald Malschitzky. É uma forma de integrar os autores e promover a discussão sobre a criação literária.
— A arte é algo que leva as pessoas a ficarem muito solitárias, porque o processo criativo pede este isolamento. Os escritores se acostumam a isso que faz um mal tremendo, de não conversar, não discutir sobre os os novos desafios — afirma David.
A programação terá ainda o lançamento da quarta antologia Letras da Confraria, publicação que reúne textos dos membros da Associação Confraria das Letras. O encontro ocorrerá no Auditório Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen, das 9 às 18 horas. As inscrições estão abertas e podem ser antecipadas pelos telefones (47) 3427-5366 ou (47) 9119-3832, ou no evento, a R$ 20.

O QUÊ: 1º Encontro Catarinense de Escritores.
QUANDO: 9 de novembro, das 9 às 18 horas.
ONDE: Auditório Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315, Centro).
QUANTO: R$ 20. A participação no lançamento da antologia Letras da Confraria é gratuita.
MAIS INFORMAÇÕES: (47) 3427-5366, (47) 9119-3832,  contato@silviovieiravivencial.com.br

Fonte:
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/cultura-e-variedades/anexo/noticia/2013/10/1-encontro-catarinense-de-escritores-tem-inscricoes-abertas-em-joinville-4317650.html

domingo, 20 de outubro de 2013

Poeta

 Parabéns por seu dia!

No dia nacional do "Poeta", fragmentos do livro "Para viver com poesia" - Mario Quintana, organização de Márcio Vassallo, pela Editora Globo.

"O verdadeiro poeta faz poesia com as coisas mais simples e corriqueiras deste e dos outros mundos."


"Não é o leitor que descobre o poeta, mas o poeta que descobre o leitor e o revela a si mesmo."



sábado, 19 de outubro de 2013

Vinicius de Morais - O grande Poeta

O Poeta das melodias...


Dele disse Carlos Drummond de Andrade: "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em estado natural".  "Eu queria ter sido Vinicius de Moraes". 

Otto Lara Resende assim o definiu: "Vinicius é um poeta em paz com a sua cidade, o Rio. É o único poeta carioca". Mas ele dizia nada mais ser que "um labirinto em busca de uma saída".

Muitos dizem que o que tornou Vinicius um grande poeta foi a percepção do lado obscuro do homem. E a coragem de enfrentá-lo. Parte, desde o princípio, dos temas fundamentais: o mistério, a paixão e a morte. Entretanto, viveu como show-man da MPB, viveu nove casamentos, viveu a vida viajando.

O biógrafo de Vinicius, José Castello, autor do excelente livro "Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão - uma biografia" nos diz que o poeta foi um homem que viveu para se ultrapassar e para se desmentir. Para se entregar totalmente e fugir, depois, em definitivo. Para jogar, enfim, com as ilusões e com a credulidade, por saber que a vida nada mais é que uma forma encarnada de ficção. Foi, antes de tudo, um apaixonado — e a paixão, sabemos desde os gregos, é o terreno do indomável.




Fontes:


domingo, 1 de setembro de 2013

Processo Criativo


Um mergulho na criação...
http://www.giostrieditora.com.br/livraria/


Uma possibilidade de organizar as ideias é o silêncio, a ausência de som, o mergulho profundo no mundo do nada, do vazio. É quando cada criador volta-se a si mesmo, ao seu universo, às suas sensações, percepções, reflexões sobre o todo da vida e das coisas da vida. O ócio, o esvaziamento, isso tudo é a base senão o alicerce maior para a criação e, fundamentalmente, para a organização das ideias e das histórias. E não só isso, mas a capacidade de compreensão de cada um, a maturidade de viver a vida e as situações terríveis que a vida nos impõe, a paciência em compreender que o mundo das palavras é praticamente um poço sem fundo e que cada mergulho dará margem a mais um novo mergulho, muitas vezes sem volta e de modo solitário.  (pag. 88 do Livro do Pensamento para o Papel – Alex Giostri)

Fonte da foto: http://recortesdeviagens.blogspot.com.br/

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dança Clássica



Dica de Livro: Dança Clássica Essência e Didática - I Ano






No livro a autora Maria Antonieta Spadari apresenta recomendações didáticas para o ensino de dança clássica - I ano. No conteúdo traz  composições para balé da pianista Delma Nicolaci e informações desdobradas e detalhes necessários para aquisição da técnica do passo.
Dança Clássica Essência e Didática contribui com o professor, para um trabalho completo das estratégias de ensino-aprendizagem e das questões práticas relativas à metodologia, de maneira compreensiva e sistêmica. 

Abaixo você pode visualizar algumas páginas para degustar o conteúdo:



Da esquerda para direita: a editora Bernadéte Costa e a Editora Maria Antonieta Spadari 

         
                                                       Curtir             Onde comprar o livro
                          














domingo, 25 de agosto de 2013

O Poeta Simbolista


Cronologia da Vida do Poeta Catarinense Cruz e Sousa


1861
Nascimento do poeta em 24 de novembro, Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Filho do escravo mestre-pedreiro Guilherme e da escrava liberta, Carolina Eva da Conceição, negros puros.
1869
Ingresso na escola pública, depois de receber as primeiras letras de dona Clarinda Fagundes de Souza, mulher do marechal Ghilherme Xavier de Sousa, em cuja casa o poeta foi criado.
1871
Matrícula no Ateneu Providencial Catarinense, onde lecionava o alemão Fritz Müller. Cruz e Sousa estudou com distinção grego, latim, inglês, francês, português, matemática e ciências naturais.
1881
Fundação, com Virgílio Várzea e Santos Lostada, do jornal literário "Colombo". Viagem ao Rio Grande do Sul, de navio, acompanhado a Companhia Dramática Julieta dos Santos, como ponto teatral.
1884
Nova viagem ao Norte do país. Aclamações abolicionista ao poeta na Bahia. Em 1885 publica o livro de poemas em prosa "Tropos e Fantasias" em parceria com Virgílio Várzea. Dirige o jornal "O Moleque".
1888
No Rio, entra em contato com Luís Delfino, B. Lopes e Nestor Vítor. Este tornar-se mais tarde grande amigo, admirador e editor do poeta. Leituras de Edgar Allan Poe e de alguns simbolistas europeus.
1888
Abolição da escravatura. Durante estada no Rio, apresenta a José do Patrocínio um livro de versos chamado "Cambiantes", que não chegou a ser publicado. O livro continha poemas abolicionistas.
1890
Muda-se definitivamente para a capital federal, onde trabalha como noticiarista da revista "A Cidade do Rio de Janeiro". Leitura de Mallarmé. Colabora na "Revista Ilustrada" e no jornal "Novidades".
1898
Faleceu aos 36 anos, em 19 de março de 1898, vítima da agravamento do quadro de tuberculose..

Ironia de Lágrimas
Junto da morte é que floresce a vida!
Andamos rindo junto a sepultura.
A boca aberta, escancarada, escura
Da cova é como flor apodrecida.
A Morte lembra a estranha Margarida
Do nosso corpo, Fausto sem ventura…
Ela anda em torno a toda criatura
Numa dança macabra indefinida.
Vem revestida em suas negras sedas
E a marteladas lúgubres e tredas
Das Ilusões o eterno esquife prega.
E adeus caminhos vãos mundos risonhos!
Lá vem a loba que devora os sonhos,
Faminta, absconsa, imponderada cega!

Dica de livro de Cruz e Sousa: 
Edição monumental de 150.000 exemplares, do Governo do Estado de Santa catarina, em comemoração aos 110 anos de falecimento e ao traslado dos restos mortais de Cruz e Sousa para Santa Catarina. (2008)

Fontes:

domingo, 11 de agosto de 2013

Mercado Literário

Tiragens iniciais gigantescas de livros indicam tendências de mercado e estratégia de vendas
Foto do Jornal A Notícia - Joinville - SC
Mais do que best-sellers, buscam-se agora os títulos capazes de romper a barreira de 1 milhão de exemplares vendidos


O lançamento de 1889, livro de Laurentino Gomes que sai este mês com tiragem inicial gigantesca para um volume sobre história do Brasil, ilustra o sistema de grandes apostas que move o mercado editorial brasileiro. Mais do que best-sellers, buscam-se agora os chamados mega-sellers – títulos capazes de romper a barreira de 1 milhão de exemplares vendidos.
Esse time seleto de candidatos a fenômeno comercial, integrado por um crescente número de autores nacionais, foi crucial para inflar as vendas de obras de caráter geral no ano passado e evitar a mesma queda sofrida pelos setores didático e religioso. Por esse motivo, são alvo de uma intensa disputa entre editoras em busca de um final feliz para seus lançamentos.

:: Saiba quais são os livros com maior tiragem no Brasil
Laurentino é um exemplo do esforço das editoras para atrair possíveis campeões de popularidade. O primeiro livro da série sobre história do Brasil, 1808, saiu pela Planeta, e o segundo, 1822, pela Nova Fronteira: juntos, já venderam mais de 1 milhão de exemplares. Sua nova obra será publicada pela Globo Livros, com tiragem inicial de 200 mil exemplares – a média nacional é 4,5 mil. Assim, é possível medir a expectativa da editora em relação ao título.
Como resultado da disputa por escritores bons de venda, o valor pago em adiantamento para firmar contrato com autores desse calibre disparou.
– Há cinco anos, pagava-se cerca de US$ 5 mil a um escritor de ponta. Hoje, chega a mais de US$ 50 mil – revela a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa.
Laurentino se junta no olimpo comercial a outros brasileiros como Padre Marcelo – que fez milagre ao vender mais de 8 milhões de exemplares de Ágape e largar com 500 mil de Kairós –, e Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo, também ele integrante dessa elite com a biografia Nada a Perder. A nova geração nacional de mega-sellers, muitos deles ligados à fé, divide espaço com estrangeiros de apelo mundano como E.L.James (da série 50 Tons) e Dan Brown (de Inferno). Esse grupo sustenta o crescimento do filão literário a que pertence. Como mostra a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, o segmento geral vendeu 4,2% mais livros em 2012 do que em 2011, enquanto o didático caiu 10%, e o religioso,18% (setor que não inclui fenômenos como Padre Marcelo por escolha de classificação das editoras).
– Os megalançamentos, como esse do Laurentino, é que estão puxando o crescimento – analisa Karine.
Foto da página do Jornal Zero Hora - ver link abaixo
O consultor editorial Carlo Carrenho afirma que as tiragens iniciais gigantescas não refletem apenas uma expectativa, mas também uma estratégia de mercado. É como uma profecia que se autocumpre: as livrarias interpretam a impressão volumosa como garantia de que a editora vai investir pesado para divulgar e distribuir o livro. Assim, sentem-se seguras para comprar mais exemplares e vendem mais para o público.
– A primeira coisa que as livrarias perguntam é qual a tiragem inicial. Usam a informação para avaliar o tamanho da aposta naquele título – explica Carrenho, destacando que o estratagema não elimina o risco:
– O mercado de livros se parece realmente com um jogo. Nunca dá para garantir que vai vender bem.
As apostas, porém, estão em alta no Brasil.
Artigo de Marcelo Gonzatto
Fonte:


quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Amor

Editora L & PM -118 páginas

Amor, um tema universal e eterno! 

Usando palavras, gestos, olhares, signos ou símbolos, não importa a linguagem,o amor é universal e está intrínseco no coração de cada um de nós. 

Nesse dia dedicado aos namorados deixo a dica do livro "Cem poemas de Amor" de Pablo Neruda, que é um poeta sem igual quando fala sobre seu amor. 

Esse grande pequeno livro com seus 100 sonetos de amor - dividido em três capítulos Manhã, Tarde e Noite, emocionou, emociona e emocionará, ainda, varias gerações.

Assim,embalados pelos versos sublimes de Neruda, deixemos nosso coração sentir a poesia:

SABERÁS que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.

Eu te amo para começar a amar-te
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo todavia.

Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desditoso.

Meu amor tem duas vidas para amar-te
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo.



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia nacional do livro infantil

Incentivando a leitura...
A motivação da leitura inicia na infância. A instituição do dia nacional do livro infantil, que é comemorado no dia 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato, reitera a necessidade de instigar a leitura desde a tenra idade. Desta forma, estaremos oportunizando as crianças a conhecer um mundo encantado, onde elas se encontrarão com a imaginação e a criatividade.

Fonte da ilustração:
http://cultura.culturamix.com/curiosidades/como-incentivar-a-leitura-entre-criancas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Carlos Liscano em Joinville


Hoje o escritor uruguaio Carlos Liscano, visitou pela primeira vez, Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a decima edição da Feira do Livro de Joinville. O Carlos Liscano veio acompanhado do estudante de doutorado em Literatura da UFSC, Selomar Claudio Borges, que realiza seu trabalho de doutorado sobre as obras do escritor. “Parabenizo a Escola Bolshoi de Joinville, os seus diretores, professores, alunos e todas as pessoas que tornam possível que esta maravilha exista” depoimento deixado no livro ouro por Carlos Liscano, após a sua visita pela Escola Bolshoi. 
Carlos Liscano participa da Feira do Livro em Joinville e hoje, dia 08 de abril, realiza uma palestra gratuita sobre o tema "Ler em liberdade", às 19h, no Teatro Juarez Machado. O escritor também participa nesta quarta-feira, dia 10 de abril, de uma mesa-redonda sobre literatura e política em Florianópolis-SC. O evento é aberto, gratuito e começa às 16h no Auditório Henrique Fontes, na UFSC.

Sobre o escritor
Carlos Liscano nasceu em Montevidéu, em 1949, e começou a escrever no cárcere, onde passou mais de 13 anos como prisioneiro político durante a ditadura militar uruguaia. Seus primeiros livros foram publicados a partir de 1985, quando ele estava exilado na Suécia. Ex-vice-ministro de educação e atual diretor da Biblioteca Nacional do Uruguai, recebeu em novembro de 2012 a medalha da Legião de Honra e o Prêmio de Arte e Letras, uma das máximas condecorações na França, e tem mais de 15 livros publicados. 




Fontes
http://www.escolabolshoi.com.br/bolshoi/Portugues/lisNoticias.php
-  Jornal de Santa Catarina.
Na foto Selomar Claudio Borges, a assessora da direção geral da Escola Bolshoi que realizou a visita, Bernadéte Schatz Costa e o escritor uruguaio Carlos Liscano. Crédito Bruna Horvath.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Crianças e livros

Dia Internacional do Livro Infantil!


Figura 1


Figura 2
É celebrado em 02 de abril em comemoração a data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). 


Hans Christian Andersen ficou famoso por escrever histórias que encantam até hoje, entre elas O soldadinho de Chumbo, O patinho feio, A roupa nova do imperador, A pequena sereia; esses são alguns títulos dentre os 156 que escreveu para o público infanto-juvenil.


Figura 3


Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil. A primeira representante brasileira a ganhá-la foi Lygia Bojunga, em 1982.



                             Figura 4

Fontes das figuras:

Figura 1: http://www.ibby.org/index.php?id=813

Figura 2http://ouvrezlaporteducdi.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html
Figura 3:http://grafar.blogspot.com.br/2007_11_04_archive.html