sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

90 anos da Semana de Arte Moderna


A Semana de Arte Moderna realizou-se de 11 a 18 de fevereiro de 1922, em São Paulo. Esse importante momento contou com a participação de artistas plásticos, escritores, arquitetos e músicos. Fizeram parte: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Agenor Barbosa, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Villa-Lobos, Manoel Bandeira, Di Cavalcanti, dentre outros.

A Semana apresentou três festivais realizados no Theatro Municipal de São Paulo, com novas idéias artísticas: a nova poesia com a declamação de poemas; a nova música com concertos; a nova arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O “novo” tinha a intenção de instigar a curiosidade, de romper com os padrões estéticos da época. Mudar, essa era a palavra de ordem para a produção artística, que criava, assim, uma nova arte brasileira, em sintonia com as novas tendências européias. Essa era essencialmente a intenção dos modernistas. Entretanto, muitas das manifestações artísticas da “Semana” foram recebidas com vaias pela elite paulistana.

Para além dos ruídos da platéia, foi a ruidosa e ousada posição desse grupo de artistas, tomando o sentido contrário das práticas culturais dominantes no século XIX, que na concepção desse seleto grupo já estava, há muito, esgotada. O evento objetivou a ruptura com o passado, a renovação da linguagem e a busca de experimentação. Oportunizou a divulgação da arte vanguardista brasileira, além de estimular o ambiente artístico-cultural da cidade de São Paulo.

Era o ano do centenário da Independência, o país vivia um contexto repleto de agitações políticas, sociais, econômicas. O movimento modernista acentuou o redemoinho histórico, com linguagens artísticas liberadas das rígidas regras estéticas, nos tempos de uma política conservadora, que então, dominava o cenário brasileiro.

As idéias inseridas na Semana de Arte Moderna só foram adquirir sua real importância ao longo do tempo. Agora, 90 anos depois está consagrada como um dos movimentos culturais mais importantes realizados no Brasil.
                        http://www.infoescola.com/artes/semana-de-arte-moderna

Um comentário:

  1. Bem oportuno teu artigo. Bom para lembrar que toda mudança começa com a ousadia de apresentar o novo, ir contra a corrente, sair do lugar comum não se importando com as críticas ou os críticos de plantão, que afinal sempre acabam no esquecimento.

    ResponderExcluir