sexta-feira, 8 de novembro de 2013

1º Encontro Catarinense de Escritores em Joinville

Evento com inscrições abertas promoverá debate sobre a criação literária no Estado de SC com palestras e painel de escritores:

Uma nova fase se inicia para os escritores de Santa Catarina. A classe contará com um evento de intercâmbio regional em 9 de novembro, quando será sediado o 1º Encontro Catarinense de Escritores, em Joinville.

Autores com destaque na literatura, na pesquisa e na área cultural participam da programação representando a produção de cidades como Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Joinville. É o primeiro encontro do gênero em mais de dez anos a ser organizado pelos próprios escritores, em uma iniciativa da Associação Confraria das Letras, de Joinville.
— O último evento de que me lembro foi organizado pela União Catarinense dos Escritores, há com certeza uns dez anos. Isso quer dizer que a literatura catarinense está abandonada, não é mesmo? Vivendo cada um por si — analisa o escritor David Gonçalves, que preside a associação.
O encontro contará com um ciclo de palestras que começa com a presença do poeta e crítico literário Gilberto Mendonça Teles, que atua como professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em universidades do Uruguai, Portugal, França, Estados Unidos e Espanha e possui um bibliografia de mais de 30 livros publicados.
Gilberto estará em Joinville para a palestra O (Des) Limite da Poesia. As palestrasDesafio Institucional da Literatura em Santa Catarina, da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mery Garcia; e Rumos Novos da Literatura Infantojuvenil, da professora e pesquisadora Sueli de Souza Cagneti, completam a primeira parte do evento.
À tarde, os escritores Alcides Buss, Carlos Adauto Vieira, Joel Gehlen, Jura Arruda e Urda Alice Klueger e o ator Leone Silva completam a mesa para o painel Panorama da Literatura Catarinense - Oportunidades e Desafios, em um debate mediado pelo escritor Donald Malschitzky. É uma forma de integrar os autores e promover a discussão sobre a criação literária.
— A arte é algo que leva as pessoas a ficarem muito solitárias, porque o processo criativo pede este isolamento. Os escritores se acostumam a isso que faz um mal tremendo, de não conversar, não discutir sobre os os novos desafios — afirma David.
A programação terá ainda o lançamento da quarta antologia Letras da Confraria, publicação que reúne textos dos membros da Associação Confraria das Letras. O encontro ocorrerá no Auditório Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen, das 9 às 18 horas. As inscrições estão abertas e podem ser antecipadas pelos telefones (47) 3427-5366 ou (47) 9119-3832, ou no evento, a R$ 20.

O QUÊ: 1º Encontro Catarinense de Escritores.
QUANDO: 9 de novembro, das 9 às 18 horas.
ONDE: Auditório Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315, Centro).
QUANTO: R$ 20. A participação no lançamento da antologia Letras da Confraria é gratuita.
MAIS INFORMAÇÕES: (47) 3427-5366, (47) 9119-3832,  contato@silviovieiravivencial.com.br

Fonte:
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/cultura-e-variedades/anexo/noticia/2013/10/1-encontro-catarinense-de-escritores-tem-inscricoes-abertas-em-joinville-4317650.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário